Dicas para Estudantes - Estilos de Aprendizagem

Dica para Estudantes:

Potenciar o Estilo de Aprendizagem



Independentemente do seu QI, ou da sua tipologia de Inteligências Múltiplas, ninguém aprende de forma igual. 

Cada um de nós tem um estilo de aprendizagem próprio que é a conjugação, em percentagens diferentes, de quatro Estilos de Aprendizagem, que condicionam a forma como apreendemos, organizamos e processamos a informação: 
  • Estilo Teórico,
  • Estilo Reflexivo, 
  • Estilo Pragmático, e 
  • Estilo Ativo. 

Cada estilo significa que o aluno tem preferências próprias na forma como adquire conhecimentos. A sua performance varia em função da relação Estilo de Aprendizagem-Resultados: quanto mais próximos estiverem do seu estilo de aprendizagem, quanto mais respeitarem a forma como o seu cérebro apreende e processa informação, mais sucesso alcançam. 

Assim, por exemplo, um aluno cuja preponderância é o Estilo Teórico sente-se muito frustrado quando não consegue acompanhar os professores ficando sempre aquém quando tira apontamentos. São também os alunos que facilmente deixam derrapar o tempo dos testes e exames pois têm necessidade de escrever mais e de justificar as suas ideias para além do pedido. Ficam frustrados também se deixam acumular matéria e será impensável conseguirem bons resultados se forem muito pressionados com os timings de finalização. Geralmente são o travão nos trabalhos de grupo. Só se sentem seguros quando viram todos os pontos minuciosamente. Trabalham mais horas, não porque não são inteligentes, mas porque o seu Estilo de Aprendizagem exige maior tempo para sistematizar matéria. São ótimos a decorar e a memorizar e não deixam passar pormenores por vezes muito importantes, que fazem a diferença para melhor.  

Já os Ativos – Pragmáticos odeiam decorar e memorizar, precisam de preparar apontamentos esquemáticos e criar fluxogramas e encadeamentos da matéria. Gostam de trabalhar “em cima do joelho” e muito frequentemente acabam por entregar os trabalhos incompletos ou pouco estruturados. Facilmente respondem por impulso a perguntas de escolha múltipla pois têm pouca paciência para parar, olhar e refletir. Gostam da angústia do último minuto. 

Este conhecimento, ajuda muito os estudantes a alcançarem o melhor de si, pois cada estilo tem os seus pontos positivos e desafios a melhorar. Na Academia da Coragem, um dos pontos essenciais de trabalho com o aluno é a identificação do seu Estilo de Aprendizagem, adaptando o trabalho em função do mesmo. 


Conheça outras Dicas para ajudar os estudantes a alcançar o sucesso escolar, baseadas no Coaching para Estudantes.