Coaching para Estudantes

O regresso às aulas é sempre um momento de tensão para os alunos, quer estes ingressem num novo ano escolar, novo ciclo ou instituição de ensino, ou até mesmo nos casos de reprovação/repetição do ano. É importante, por isso, compreender as frustrações dos jovens, mas também as suas ambições e expectativas, bem como ajudá-los a gerir as relações familiares e com os pares, de forma a alcançar o sucesso escolar e profissional.


O que é o Coaching para Estudantes? 

Coaching para Estudantes é um processo de aconselhamento com o objetivo de apoiar os jovens na criação de metas pessoais, académicas e profissionais.

 

Em que se diferencia o Coaching para Estudantes da Academia da Coragem?

Coaching para Estudantes da Academia da Coragem diferencia-se por usar metodologias ativas e participativas, oferecendo aos jovens instrumentos e técnicas que os ajudam a alcançar os seus objetivos de forma consistente e rápida. 

O processo permite identificar bloqueios, dúvidas e preocupações relacionadas com a vida pessoal e académica. Em termos teóricos, o trabalho que desenvolvemos tem a sua base na Escola da Psicoterapia Existencial em conjugação com as Metodologias ativas-participativas, do Coaching Motivacional. 


Como se desenvolve o Processo de Coaching? 

O processo envolve sessões de periodicidade quinzenal (podendo ser mais espaçadas, em função dos objetivos a alcançar e do trabalho a desenvolver para o conseguir). Após o diagnóstico inicial, é desenvolvido um Plano de Vida (PV®) personalizado, com as ações que permitem ao jovem alcançar os seus objetivos e anular os seus bloqueios, medos e ansiedades. 

O jovem leva sempre TPC’s de Coaching para fazer, com os instrumentos e técnicas que melhor se adeqúem ao seu caso específico. Existe um trabalho permanente de monitorização do Plano de Trabalho e do nível de concretização dos objetivos traçados. O jovem tem acesso permanente ao Coach que está a acompanhá-lo para esclarecimento de dúvidas ou qualquer questão que surja até à sessão seguinte. 

Nalguns casos, o processo de Coaching poderá ajudar também a encontrar respostas para questões como: “O que é que eu quero, de facto?”, “Porque me sinto assim?, “Porque tenho estes medos?”, “Como posso aumentar a minha autoestima e a minha autoconfiança?”.

Os jovens irão definir as suas aptidões especiais e os seus gostos específicos, percebendo como podem reforçar o seu desempenho, para atingir os seus objetivos. 


Vantagens do Coaching para Estudantes: 

Coachee de Coaching para Estudantes
O Coaching para Estudantes é um processo de mudança que possibilita: 
  •  Aumentar a autoconfiança, a autoestima e resistência à frustração. 
  •  Eliminar o diálogo interior destrutivo e desmotivador, de tipo: “Isso não é para mim!”, “É muito difícil!”, “É impossível!”, “Não sei o que quero fazer da minha vida!”. 
  •  Reforçar a auto-motivação e a resiliência. 
  •  Identificar e eliminar os medos que bloqueiam o sucesso (como: “Medo de não conseguir”, “Medo de falhar”, “Medo do que podem dizer de mim”, “Medo de ser excluído”, entre outros). 
  •  Melhorar o desempenho.
  •  Adquirir métodos de estudo adequados. 
  •  Criar ritmos de vida e rotinas saudáveis, positivas e construtivas.
  •  Desenvolver competências emocionais e de comunicação, que facilitem a resolução de problemas (quer relativos à vida académica, quer às relações familiares (pais-filhos), quer às relações com os pares. 
  •  Ajudar a definir o caminho profissional futuro, identificando as competências distintivas do jovem e os pontos a melhorar.  
  •  Ajudar a criar um PV© – Plano de Vida que possibilite aos jovens identificarem os seus pontos fortes, as fragilidades a ultrapassar e qual o Plano de Ação a desenvolver para alcançar os objetivos definidos. 

Destinatários: 

  •  Estudantes do Ensino Secundário (2º e 3º Ciclos).
  •  Estudantes do Ensino Universitário, Politécnico e Profissionalizante.
  •  Finalistas de qualquer área de ensino. 
  •  Recém-licenciados à procura do primeiro emprego.  

Garantia de confidencialidade: 

À semelhança de outras áreas de intervenção, o Coaching é um processo que envolve a total confidencialidade entre o profissional de Coaching e o Coachee, salvo, se a pedido do próprio, seja solicitado o acompanhamento parental nalguma fase do processo, ou, o envolvimento da comunidade escolar (para debloquear situações que se considerem pertinentes para garantir do sucesso do aluno). 



Coach: Teresa Marta
Teresa Marta é Mestre em Relação de Ajuda – Psicoterapia Existencial, pelo ISPA – Instituto Universitário e Coach Motivacional certificada pela The Human Element® Internacional. Desenvolve a sua atividade como Mental Coach em Lisboa, Oeiras, Palmela e Setúbal. É Docente do Ensino Superior e Formadora na área Motivacional, Comportamental e da Liderança. É Fundadora da Academia da Coragem® e autora do livro, Fazer do Medo Coragem, Editora Matéria-Prima, Fevereiro de 2016. Assina um artigo mensal na Revista Prevenir sobre o tema das emoções. Ao longo de 21 anos foi gestora, tendo desempenhado cargos de Direcção em diferentes empresas nacionais.