Dicas para Estudantes - Preparar o Futuro - Coaching para Estudantes

Dica para Estudantes:

Preparar o Futuro



Preparar a vida profissional, enquanto se estuda, nomeadamente no ensino universitário, é essencial para o sucesso no mundo do trabalho. Esta é uma tarefa por vezes complexa para muitos estudantes. Apenas 40% dos estudantes no início da licenciatura têm uma ideia clara sobre a profissão a seguir. 

Não há nada de negativo neste facto. No entanto, é muito importante que, ao longo dos semestres, os estudantes vão identificando as áreas e as disciplinas com que mais se identificam. Se não se identificarem em profundidade com nenhuma, devem ir registando aquelas que lhes dão mais prazer em estudar, as que são tão fáceis para si, que não são uma obrigação


Para facilitar a entrada no mundo de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente, os estudantes devem


  • Enriquecer o Curriculum Vitae com atividades complementares, como oferecerem-se para estágios (mesmo não remunerados, o importante é adquirir experiência!) ou fazer voluntariado; 
  • Fazer cadeiras opcionais que enriqueçam a área científica em que estão ou que sejam complementares (por exemplo, um estudante de Direito, que não deseje exercer Direito, pode complementar, fazendo formação em Jornalismo (numa Escola Profissional), um mestrado em Economia ou Relações Internacionais, uma pós-graduação em Psicologia das Organizações, Psicologia Criminal ou Recursos Humanos. O essencial é possuir uma excelente base científica à qual se vão juntando valências que podem abrir uma multiplicidade de novos caminhos profissionais. O essencial é possuir uma excelente base científica à qual se vão juntando valências que podem abrir uma multiplicidade de novos caminhos profissionais.
  • Trabalhar para uma média final de licenciatura igual ou superior a 14. Esta nota não só mostra que o aluno teve um desempenho médio distintivo, como permite, após mestrado, seguir uma carreira académica fazendo doutoramento ou candidatando-se a Professor Especialista. 
  • Reforçar o estudo de Línguas estrangeiras – cada vez mais uma condição de seleção para qualquer emprego. 
  • Fazer um estágio aquando do Erasmus. O aluno deve envolver-se o mais possível no seu projeto Erasmus. Para além da frequência letiva, sempre que possível deve tentar um fazer um período de estágio integrado (muitas Universidades já têm esta oferta). 
  • Participar nos projetos empresariais ou grupos de trabalho da Universidade. 
  • Proporem-se para participar na investigação de temas para artigos científicos dos Professores (também esta experiência pode ser incluída no CV).  
  • Em caso de angústia sobre a vocação fazer um teste de avaliação vocacional. Descubra e siga os seus talentos únicos, o que significa ter como profissão aquilo que de facto adora fazer.
  • Ler muito! Cultivar uma abrangência temática que ultrapasse a área de estudo. Muitas processos de recrutamento e seleção envolvem resolver um caso, que exige cultura geral, para além do domínio técnico da área. 
  • Acompanhar o mercado de recrutamento e seleção. Ver mensalmente quais as oportunidades de emprego que surgem nas áreas onde que pretende trabalhar. Isso dará a ideia de como está o mercado, mas também quais as tendências futuras. 
  • Candidatar-se! No último ano da licenciatura e durante o mestrado pode começar a testar as suas competências e candidatar-se a alguns lugares em organizações. Analise como o mercado reage e perceba o que deve melhorar. 
  • Criar um perfil no Linkedin. Mesmo para primeiros empregos e estágios, o Linkedin é uma rede profissional que deve ter ativa desde a licenciatura. 
  • Escrever – mostrar o seu nome! Crie um blog ou escreva para o Linkedin sobre temas que lhe interessam para trabalhar. Descubra novas perspetivas sobre temas já existentes ou crie novos temas de abordagem. Mostre-se!
  • Escolha a profissão que será necessária daqui a 10 anos! Na maioria dos casos o estudante foca-se nas profissões mais bem remuneradas e procuradas no tempo atual. No entanto, o verdadeiro sucesso não está nas tecnologias de hoje, mas naquelas que irão ter sucesso na próxima década.  



Todos estes pontos são trabalhos nos Modelo de Coaching para Estudantes da Academia da Coragem. A nossa metodologia de Coaching para Estudantes ajuda o estudante na tarefa de decidir e escolher o Curso a seguir apoiando-o a encontrar o seu potencial singular e de que forma o pode transformar esse potencial num benefício para a vida toda. Trabalha também a escolha profissional e o modo como fazer a abordagem ao mercado.   

 Conheça outras Dicas para ajudar os estudantes a alcançar o sucesso escolar, baseadas no Coaching para Estudantes.