A Academia


A Academia da Coragem é uma Academia da Concretização dirigida a Pessoas e a Organizações. A Gestão da Mudança (organizacional e pessoal) é a base do trabalho que a Academia desenvolve, através de serviços de Consultoria, Coaching, Formação e implementação de processos de mudança.

Tendo como valor fundamental a Coragem, como a desenvolver ou a readquirir, a Academia da Coragem, está completamente focada na Acção e na Concretização. Agir, com consequência, é o método infalível para alcançar objectivos. Claro que, sabendo para onde queremos ir. 


A Origem: Coragem

Coragem-origem-da-Academia
A Coragem permite-nos escutar o nosso verdadeiro desejo, seguir para fora do conhecido, enfrentar os nossos medos e descobrir que, afinal, somos capazes!

Quer a nível pessoal quer enquanto líder de equipas, gestora e administradora, Teresa Marta passou por processos muito difíceis e complexos em que teve de mostrar que era capaz. Seria pois um acto de egoísmo, segundo a CEO da Academia da Coragem, não passar o que aprendeu, quer a quem, como a própria, hoje assume posições de liderança, gestão e administração em empresas nacionais (em especial em PME's).

Embora por vezes dolorosa, a mudança acaba por nos trazer sempre aspectos positivos.Quanto mais temos de sair do nosso pé, do nosso meio habitual, para abraçar a mudança, mais recompensador o processo se torna. 

Aquele nó no estômago, tão característico, é mesmo o sinal de que está tudo certo. 

Ao deixar a gestão de empresas, onde esteve 21 anos, para se dedicar ao Coaching, à Formação e à Escrita, Teresa Marta passou por isso. Outros passam pelo o medo de ficar sem o rendimento fixo, medo de perder competitividade, perder a liderança do mercado, deparar-se com a ausência de resultados líquidos ou uma tesouraria débil. Aspectos geradores de uma enorme insegurança no dia-a-dia à frente de uma empresa, de um produto ou serviço, de uma equipa, de um projecto. Da nossa própria vida.  

Sem passarmos por este tipo de experiências não conseguiremos ajudar outros a fazê-lo. Só quem já operou a mudança em si, pode ambicionar ajudar outros a fazê-lo. Poderá parecer pretensioso, mas é isso que tenho experienciado. 

Ancorada na Coragem, a Academia da Coragem trabalha com os seus clientes na facilitação dos difíceis processos de mudança que atravessam, permitindo-lhes fortalecerem ou desenvolverem, a sua capacidade auto-empreendedora, o foco na concretização, a sua auto-motivação e a resiliência. 






Uma Clínica da Concretização

Academia da Coragem tem na sua génese a Concretização de projectos. Quer estes se tratem de projectos pessoais, inerentes às mudanças que a pessoa deseja fazer ao nível do seu auto-desenvolvimento, quer ao nível da Concretização de projectos profissionais novos ou de reformulação de projectos profissionais.

Os projectos de Concretização que a Academia da Coragem ajuda a implementar podem, pois, centrar-se no auto-desenvolvimento da Coragem e na ultrapassagem dos medos que impedem a pessoa de agir e de prosseguir o seu Projecto de SerOu apoiar a criação e o desenvolvimento de ideias e projectos de negócio, que podem incluir a própria implementação no mercado.


Na base dos projectos de consultoria e coaching que desenvolvemos trabalhamos a capacidade para sair das zonas de conforto, a desmistificação dos medos, a gestão da incerteza, da insegurança, da necessidade de fazer opções e do reforço da resiliência para ultrapassar problemas. São programas dirigidos não só aos indivíduos, mas também às Organizações, já que, na base do sucesso corporativo estão, e estarão, sempre as pessoas.

Os estudos que desenvolvemos a propósito da Coragem Organizacional, mostram-nos que esta é uma âncora fundamental para a mudança. Para tal, os nossos líderes têm de convocar em si próprios competências emocionais únicas, capazes de criar a verdadeira diferenciação das marcas perante o mercado. 



Teresa Marta, CEO da Academia da Coragem



Biografia da CEO Teresa Marta

Teresa Marta é Mestre em Relação de Ajuda - Psicoterapia Existencial pelo ISPA – Instituto Universitário (2009), Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (1991) e Pós-graduada em Marketing de Serviços pela Universidade Católica Portuguesa (1998). Possui Certificação em Coaching, pela The Human Element®.

Foi Gestora e Consultora de Estratégia de Negócios durante 21 anos em empresas de Comunicação, Marketing e Tecnologias de Informação, como Semanário Económico, Unicre, UpParter. De Setembro de 2001 a Setembro de 2012, foi Directora-Geral e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Vector21, última empresa onde trabalhou. Foi Docente do Ensino Superior, em Leiria, Funchal, e Lisboa. Actualmente é Coach Motivacional e de Empreendedorismo, e Formadora em diferentes organizações.

Em 2013, fundou a Academia da Coragem®, com a ambição de criar um conceito de Coaching que unisse as duas áreas do saber - Psicologia e Marketing -, numa abordagem inovadora para a mudança pessoal e das organizações.






É jornalista, ou representa um orgão de comunicação social? Procura mais informações sobre a Academia da Coragem? Faça o download do nosso Press Kit.